Snowboard em Andorra

Em dezembro de 2011 decidi fazer um mochião de 2 meses pela Europa. O que eu não sabia é que ele se extenderia por um ano inteiro, o que me possibilitou conhecer mais de 60 cidades, em 15 países, na Europa e na África….Depois de 3 meses mochilando direto, de hostel em hostel, albergues a hotéis resolvi “morar” em Barcelona. Estabeleci ali uma base fixa que me possibilitava um local para deixar as coisas, recuperar as energias (e $$ também), encontrar os amigos e planejar a próxima viagem… E assim foi durante todo ano de 2012.
Numa dessas, em março, eu e mais 3 amigos alugamos um carro e fomos para Andorra, com uma única proposta: fazer Snowboard pela 1 vez.
Eu já havia ido 2 vezes para Bariloche, mas nunca tinha tido esta oportunidade, e sempre morri de vontade.

Andorra é o sexto menor país da Europa, fica entre a Espanha e França (mais precisamente entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França), tem 10 cidades e não chega a 100 mil habitantes. É o único país do mundo que tem o catalão como língua oficial, mas também fala-se castelhano, português e francês, nesta ordem de número de falantes.
A capital “Andorra-a-Velha” é a mais populosa e também é o centro comercial deste paraíso fiscal, sim amigos, vocês leram correto, Andorra é um paraíso para as compras, pela baixa tributação de seus produtos.

Por isso a visita ao país resume-se a esquiar e fazer compras (Gabi iria gostar). Até cheguei a comprar coisas fabricadas em Barcelona por um preço menor que na própria cidade de origem…. vai entender..

andorra1

Pois bem, alugamos um carro em Barcelona (na locadora Avis, mas recomendo a Pepecar) e dirigimos por 2 horas (200km) até Andorra-A-Velha.

Lá nos hospedamos no AWA Festa Brava, localizado no centro, já pensando em deixar as coisas e ir dar aquele rolê na cidade.
Como iríamos apenas no dia seguinte para a montanha decidimos ir as compras.. Lá existe uma “cota” de bebidas e cigarros que podem deixar o país por pessoa, por isso quando você está saindo do país a “Policia Federal” revista seu carro para ver se as compras não passaram do limite (para evitar os sacoleiros mesmo).

andorra5

andorra7
Enfim, compramos bebidas, cigarros, roupas, souvenirs e por aí vai…
Incrível como os preços eram convidativos… Incrível mesmo! Eu que nem fui para isso acabei gastando uns euros por lá com presentes..

No dia seguinte fomos bem cedo para o pé da montanha Vallnord, comprar o ticket de acesso ao topo (aprox. €40) e alugar o equipamento necessário.
Por volta de $80,00 você aluga o traje completo, sem complicações…optamos eu e meu amigo Ric pelo Snowboard e o casal Daniel e Carol escolheram o esqui..

A subida é maravilhosa, já te dando uma ideia do que vem (uns 40 minutos de teleférico)… Lá em cima há um parque de diversões para crianças e adultos.. Diversas “ladeiras” com diferentes níveis de dificuldades estão prontas para lhe entreter por horas e horas..

andorra8

andorra9

andorra3

Voltei a ser criança e realizei um sonho de moleque. De verdade..
Não há nada como praticar snow. A leveza dos movimentos, parece que tu está flutuando sobre aquele oceano branco em declive.. Para quem tem amor pelos esportes de board como eu,  não há como explicar…

Por incrível que pareça saí de lá suando, bem cansado. Lógico que os ridículos tombos são inevitáveis, mas é uma experiência que recomendo a todos..

andorra4

2 horinhas de carro de Barcelona, um simples fim de semana, numa cidade que não tem nem 24 mil habitantes, mas que lhe oferece bons preços, esportes radicais, matar a saudade do nosso idioma português e de quebra tu ainda pode ver e tocar a famosa obra de Salvador Dali, La Noblesse du temps de 1977..

andorra6

andorra2

Fica a dica para os amantes da neve, dos esportes e das compras… Parada obrigatória para quem vai para a Espanha ou para a França..

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s