Bruxelas sem expectativas

“Com uma mochila cheia de tralhas nas costas e um desejo surreal de passar por dezenas de cidades e países em um curto período de tempo, confesso que não fui muito preparado para conhecer a Bélgica.
Era pós reveillon, dia 2 de Janeiro se não me engano, peguei um voo de Roma pra Bruxelas e a única coisa que eu sabia era o endereço do Hostel “Sleep Well”(reservado uma noite antes).
Não estava muito preparado (informações sobre o país, sua cultura, os lugares mais interessantes para visitar, etc..) mas claro, no final tudo saiu perfeito, contrariando todas as recomendações de planejamentos prévios, né Gabi??
 
bruxelas10
 
 
O Hostel era super bem localizado, numa espécie de “rua calçadão” (uma Hambla da vida), lotada de pessoas…
Nos quarteirões próximos ao Hostel estava todo o centro tradicional e seus belos prédios e praças históricas, como o Museu Real de História.
 
Pois bem, lá fui eu e um amigo pro rolê. De muito importante na cidade há apenas 2 “monumentos”: o Manneken Pis (menino mijão) e o átomo.
São duas atrações distintas.
 
O Manneken Pis é uma pequena fonte de bronze de um menino urinando. Alguns ficam desapontados com o tamanho dela (apenas 30cm) Rolam histórias de que foi inspirada em um menino que urinou em uma árvore durante uma batalha, e assim espantou os inimigos e simboliza coragem. Também dizem que a verdade é que o seu criador ironizava a necessidade de água potável no local naquela época. A Gabi também me contou que o menino tem mais de 800 roupas e que em datas especiais é possível encontrar ele vestido, mas quando eu vi ele estava peladão mesmo.
Mas as roupas não são nada convencionais, dá uma olhada: http://izismile.com/2011/06/02/the_outfits_manneken_pis_wears_13_pics.html
 
bruxelas5
 
O átomo por sua vez é o inverso do menino.
O menino está dentro da cidade, no centro. Já para ver o átomo, tive que me deslocar de trem. Não sabia o que esperar e isso tornou o rolê maravilhoso. Ele foi construído em 1958 e representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 mil milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices (??????Cuma?????) isso mesmo, sabe- se lá o porque isso vira monumento..
 
bruxelas7
 
 
 
 
Mas o átomo é gigante, um monstro no meio de vias arborizadas. Lindo. O tamanho chama muita atenção. É impressionante.
Foi uma surpresa, na verdade de Bruxelas inteira. Como não sabia nada sobre a cidade, fui sem expectativas. E foi sensacional, me surpreendi com tudo (até com o menino mijão em miniatura, rs).
 
bruxelas6
 
 
bruxelas8
 
O chocolate e as centenas de tipos diferentes de cerveja são outras atrações bem características da cidade. Fui num bar famosíssimo chamado  Délirium Café, que serve mais de 2000 tipos de cerveja e não tem nada além de amendoim (grátis) pra comer…Mas ninguém conhece pelo nome eu acho, é o bar do elefante rosa, símbolo da cerveja que dá nome ao bar. Foi lá que conhecemos 2 meninas holandesas (noite longa aquela, divertidíssima aliás).
 
 
 
 
bruxelas12 bruxelas14
 
 
 
bruxelas13
 
Ah e claro, as mulheres. Simplesmente as mais lindas da europa, sem dúvida (ao menos dos locais que eu visitei). De verdade, loiras maravilhosas e de olhos claros, de impressionante beleza..De assustar..
E todas usam aquelas botinhas do Alf (o E.Teimoso, sabe?) kkk Naquele inverno de 2012 era moda, rs Todas usavam..kkkk
 
bruxelas9
 
Ah, outra coisa, vc vai ver o tim tim pintado nas paredes de todas as ruas. Eles se orgulham muito de sua “criação nacional”…
 
bruxelas1
 
 
 
 
Fiquei poucos dias mas o resumo da minha passagem por Bruxelas é:
Encontrei uma cidade surpreendente, chocolate incrível, cervejas que só se encontram lá e as mulheres mais bonitas da Europa.
Faça como eu, não espere ver em Bruxelas algo como Paris ou Londres.. saiba controlar sua expectativa. Desta forma garanto a você uma viagem inesquecível..”
 
bruxelas4
 
Caio

Leave a Reply

