O mico no metrô de praga.. e outras dicas.

Praga é uma cidade mágica. A primeira vez que estive lá eu simplesmente não conseguia acreditar em tanto charme junto.
Fiquei encantada, e lembro que na época publiquei uma foto minha com a legenda: Procurando casa para mudar JÁ!

É uma cidade pequena. Você não vai precisar de mais que 3 dias lá. Dá pra fazer tudo correndo em 2. Eu preferi ficar 4 e descansar um pouco.

Independente de quantos dias você escolha ficar, vá ao relógio astronômico logo de cara. É o monumento mais importante da cidade e partindo dele você conseguirá ir a pé para vários lugares.

 

praga12

praga9
Ali na praça você também poderá subir na torre para uma linda da vista da cidade e recomendo um lanchinho por ali mesmo antes do resto do passeio.

praga4
Mas não fique comendo besteiras. Aproveite que a cidade é barata e a comida muito melhor do que em outras cidades da Europa e abuse dos restaurantes. Experimente um goulash, super típico e bem gostoso!

praga6

 

Andando você encontrará os lugares que precisa visitar como a praça Wenceslas, o bairro judeu, a Charles Bridge, o Convento de Strahov e o Castelo de Praga.

praga11 praga10

O Castelo é mais afastadinho. E é uma caminhadinha. Por isso se você não gostar muito de andar (em ladeiras principalmente) se programe antes de ir e olhe algumas dicas aqui de como chegar.

 

praga2
Ah, o castelo e o relógio merecem uma segunda visita a noite. Eles ficam lindos iluminados!!

praga8

Praga ainda tem uma grande herança comunista. Uma boa forma de visualizar isso é passear pelo Museu do Comunismo. Esse museu é um daqueles que a gente não perde muito tempo e é bacana para levar crianças porque ele é uma remontagem dos tempos comunistas. Eles recriaram ambientes daquela época (que na verdade nem é tão distante assim). Gostei muito! Rapidinho e educativo.

praga7

 

Porém se você está procurando um museu de verdade, então o Museu a se visitar é o Museu Nacional de Praga! Infelizmente eu não posso falar nada sobre ele. Dei azar de encontrá-lo fechado nas duas vezes que tentei visitá-lo😦 !

praga13

Mas se você cansou de visitar museus então é só passear e se perder pelas ruas da cidade. Preste atenção na arquitetura, eu juro que você ficará impressionado com os detalhes.

praga1

Outra coisa bacana de se fazer é procurar as exposições em cartaz. Quando fomos pela última vez haviam muitas exposições de arte moderna que amamos visitar.

 

praga5
Agora quero contar uma história ridícula que aconteceu durante a minha viagem mas que vale de lição:

O metrô de praga é ótimo e você irá perceber que não existe nada que te impeça de entrar, mesmo sem o bilhete.
Eu achei que era péssima ideia fazer isso, mas a pessoa que estava comigo (que pediu para não dizer o nome de vergonha – mas aparece em várias fotos acima) achou que valia a pena arriscar. Andamos uns três dias para lá e para cá sem pagar nada. Até que estávamos voltando de um passeio a noite, entramos no metrô como sempre fazíamos e um homem parou na minha frente e deu um grito que quase caí para trás.

Ele estava pedindo para ver meu bilhete. Eu tentei de tudo. Tentei fingir que não entendia. Tentei falar bem rápido, em português mesmo, para o homem ficar confuso e me deixar em paz.. mas nada adiantou. Ele disse que se nós não mostrássemos o bilhete nós iríamos para a polícia.

Aí eu olhei pra ele e falei: nem te conheço, não vou pra lugar nenhum com você não!!!
Aí ele nos arrastou até um quadro pregado na parede e me mostrou que havia um número lá que indicava o número dos fiscais. Ele tirou do bolso uma carteirinha de fiscal com o mesmo código.
Aí eu apelei para o discurso do “estou sem dinheiro, não posso fazer nada”. O “fiscal” então nos levou para um caixa eletrônico bem do lado da estação e mais uma vez disse que se não pagássemos iríamos para a delegacia. FOM FOM FOM FOM!

Não teve jeito. Pagamos uma taxa absurda e gastamos muito mais do que se tivéssemos pago os bilhetes normalmente. Ainda assim, me pergunto até hoje se não era golpe dele.. Mas de um jeito ou de outro, passamos o resto da viagem rindo do grito que esse rapaz nos deu. E no fim das contas, valeu a história.

Mas depois disso pagamos nossos bilhetes direitinho e pagamos, inclusive, o bilhete da mala na hora de ir embora. Sim, mala também compra bilhete.

 

Leave a Reply

