Arco do Triunfo e Parque Cuitadella

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

Foi a primeira frase que me veio a cabeça quando percebi que não havia nenhum post sobre Barcelona neste site.

caiodandrea

Minha fraca justificativa é: Não sabia por onde começar, são tantos lugares, tantas fotos, casos.. Só para achar as fotos das inúmeras vezes que fui nestes lugares específicos e escolher as melhores para postar já da trabalho.

Sagrada Família, Parque Güell, Arco do Triunfo, MACBA, Fórum, Ramblas, Plaza de Toros, Grácia, Barceloneta, o estadio do Barça e por ai vai.. tenho a impressão que jamais escreverei sobre todos estes lugares da maneira que merecem..

Enfim, hoje decidi começar a saga de escrever sobre minha cidade-sede na Europa. E o primeiro post não poderia ser dedicado a outro local: Arco do Triunfo e Parque Ciutadella.

Foi um dos primeiros lugares turísticos que conheci na cidade, e mal sabia que passaria por tantas coisas por lá: festas de aniversário, chegadas e partidas de amigos com direito a piquenique no parque Ciutadella, sessões e sessões de skate no passeio do Arco do Triunfo, shows irados, comilanças mortais no Wok e até manifestações (claro) presenciei lá…

Barcelona é maravilhosa, inteira.. O Arco do Triunfo é apenas uma das diversas atrações turísticas existentes, mas particularmente considero-o especial.

Construído em 1888, foi desenhado pelo arquiteto Josep Vilaseca e decorado com esculturas de diversos artistas.
O que me atrai mais é que não tem uma cara militar, fria, como muitos outros Arcos existentes. Ele é lindo, tanto de dia quanto de noite…

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Foi construído como porta de entrada da “Exposição Universal de Barcelona” daquele ano, que foi no Parque Ciutadella, e para chegar lá você entrava pelo Arco, descia todo o passeio e entrava no Parque (aproximadamente 450 metros).
Curiosamente o mesmo caminho que eu e milhares de pessoas fazíamos quando íamos nos divertir por lá, sempre.

 

SONY DSC

 

E existe ali diversas atrações, grupos se reúnem, skatistas, patinadores, casais, ciclistas, corredores e eles, os mais Styles de todos: os velhinhos da Bocha… Da uma olhada nos figuras.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Eu perdia horas acompanhando os jogos, kkkkk Rolavam discussões (que em catalão sempre pareciam mais sérias, rsrs), diversão pura, com muita elegância, da pra perceber acho..

O Parque Ciutadella por sua vez é maravilhoso e foi, durante muitos anos, o único parque de Barcelona.
Foi construído no terreno de uma antiga fortaleza da cidade, reproduzindo o Jardim de Luxemburgo de Paris. Hoje ele abriga o antigo arsenal da cidade, sede atual do Parlamento da Cataluna, além de ser vizinho do Zoo de Barcelona.

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

SONY DSC

SONY DSC

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Nos fins de semana o parque lota de pessoas buscando exercitar-se, ou apenas reunir-se com amigos para pegar um sol (para muitos os parques são mais acessíveis pois consegue-se ir e vir mais rápido do que as praias, dependendo dos compromissos de cada um, claro. Eu sempre alternava, praia e parques..hehe

Mas lá era para nós um local de despedidas, chegadas e celebrações, das mais diversas.

 

314235_10151184063511122_464318187_n

421750_10151184064096122_372160303_n

560349_10151184063831122_1212034349_n

 

 

Sempre que rolava um motivo qualquer corríamos para os gramados aconchegantes do parque.

Cada um comprava uma coisa, pão, queijos, rámon, cerveja, refrigerante, frutas, geleias, vinho e por ai vai.. No final era um banquete de brilhar os olhos…

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

Só de escrever da saudades. Espero que tenham ficado com vontade de passear por lá também, como eu fiquei agora.

Basta um pouco de sol para seu role valer a pena.

 

* O próximo post será sobre minha ida ao jogo do Barça (eu era vizinho do estádio na verdade), e como o brasileiro e lateral esquerdo Adriano salvou minha noite, marcando o único gol daquele Jogo. hehe!!!

Adéu!!

 

 

 

Leave a Reply

